Não importa o tipo de lance que você escolher, eles concorrerão entre si. O Google realiza uma conta de CPM efetivo (eCPM), através de um sistema de classificação dinâmica onde o Google AdWords considera o lance, a CTR (clickthrough rate ou taxa de cliques) e outros fatores de relevância. O resultado é o eCPM do anúncio, ou o custo efetivo a cada mil impressões.
Para classificar um anúncio para ser exibido em um determinado canal, o Google considera a opção de lance, o lance e o Índice de qualidade.
Se a campanha usar o lance de CPM (cost-per-thousand-impressions ou custo por mil impressões), o Índice de qualidade terá como base:
- A qualidade da página de destino
Se a campanha usa o lance de CPC, o Índice de qualidade terá como base:
- o histórico de CTRs do anúncio neste site e em sites semelhantes
- a qualidade da página de destino
A vantagem do lance de CPM é que se você ganhar o leilão seu anúncio aparece sozinho no bloco de anúncios do site. A desvantagem é que você tem que vencer a soma dos resultados dos 3 melhores anúncios de CPC que estão participando do leilão.
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